14 de janeiro de 2018

Em um jogaço, Jaguars surpreendem os Steelers e chegam à decisão da AFC

Na segunda semifinal da Conferência Americana (AFC), Pittsburgh Steelers e Jacksonville Jaguars se enfrentaram neste domingo (14) em Pittsburgh. Em um jogo espetacular, com doze touchdowns anotados, os Jaguars aproveitaram os erros dos Steelers no primeiro tempo, para abriram boa vantagem no placar. No segundo, os Steelers esboçaram uma reação. Mas o ataque dos Jaguars apareceu na hora certa, para garantir a vitória por 45 a 42 e manter vivo o sonho do título da NFL.

A primeira posse do jogo pertenceu aos Jaguars, que começaram bem a partida, já com um bom retorno de kickoff, ganhando várias jardas em um esforço coletivo. Com três bons passes do quarterback Blake Bortles, para 21, 13 e 19 jardas, os Jaguars chegaram rapidamente na red zone. Após três tentativas frustadas de anotar o touchdown, os Jaguars pararam na linha de uma jarda do goal. Ao invés de chutarem um field goal, os Jaguars partiram para a conversão da quarta descida. Com um salto do running back Leonard Fournette, por cima da defesa dos Steelers, os Jaguars anotaram o touchdown e abriram o placar, 7 a 0. 

Em termos defensivos, os Jaguars mantiveram a boa forma de praticamente toda a temporada e impediram os Steelers de converterem uma primeira descida sequer, nas duas primeiras campanhas de ataque do time da casa. E ainda, interceptaram o quarterback Ben Roethlisberger "Big Ben", bem perto do seu goal. Na linha de 18 jardas, Fournette conseguiu uma grande corrida pela direita e anotou outro touchdown, 14 a 0 Jaguars, com menos de dez minutos de jogo. Na sequência os Steelers chegaram ao campo de ataque pela primeira vez na partida, com uma corrida de 20 jardas do running back LeVeon Bell e dois bons passes de Big Ben para mais de 10 jardas. Mas em uma tentativa frustada de conversão de quarta descida para uma jarda, o ataque dos Steelers deixou o campo sem pontuar. Méritos da defesa dos Jaguars, que impediu o jogo terrestre de Bell.

No segundo quarto, com uma boa proteção da linha ofensiva, tanto Bortles quanto Fournette, ganharam muitas jardas com várias corridas. Mais uma vez na red zone, os Jaguars anotaram outro touchdown terrestre, com uma corrida de 4 jardas do running back T.J. Yeldon. 21 a 0 Jaguars. O lado negativo nesta campanha para os Jaguars, foi uma lesão de Fournette, que teve que deixar o campo. 

Precisando reagir rapidamente, os Steelers contaram com seus principais jogadores para tal feito. Bell teve uma outra boa corrida, desta vez de 21 jardas. Após Big Ben quase ter sido interceptado novamente, o quarterback dos Steelers, encontrou um passe de 23 jardas para o wide receiver Antonio Brown, no canto da end zone. Touchdown Steelers, 21 a 7 Jaguars. Aproveitando o bom momento e a torcida inflamada, os Steelers foram ganhando território, com bons passes de Big Ben. Mas na metade do campo, Big Ben foi sacado pela defesa dos Jaguars e acabou soltando a bola. Os Jaguars a recuperaram e retornaram o fumble para touchdown, 28 a 7 Steelers. No fim do segundo quarto, após mais um sack em Big Ben, os Steelers foram para um quase tudo ou nada, em uma conversão de uma quarta descida para onze jardas, um pouco além da metade do campo. Com um passe de 36 jardas até a end zone, de Big Ben para o wide receiver Martavis Bryant, os Steelers anotaram o touchdown. 28 a 14 Jaguars.

No começo do terceiro quarto, Big Ben encontrou uma boa sequência de passes, principalmente com seus tight ends, com destaque para Vance McDonald. Já na linha de 19 jardas do ataque, Big Ben conectou um passe para Bell na end zone, e colocou fogo na partida. 28 a 21 Jaguars. Com Fournette de volta ao jogo, os Jaguars tentaram retomar os bons momentos do primeiro tempo, mas foram parados pelos Steelers.

No começo do quarto período, o time da casa conseguiu bloquear um punt dos Jaguars, começando sua campanha de ataque em busca do empate, já na metade do campo. Com três corridas de Bell, os Steelers ficaram a uma jarda da primeira descida. Com um passe incompleto de Big Ben na quarta descida, os Steelers devolveram a bola para os Jaguars. Bortles, que vinha com dificuldades em conectar passes, completou um de 45 jardas com o wide receiver Keelan Cole. Bem perto da end zone, coube a Fournette correr 3 jardas para anotar seu terceiro touchdown na partida, o quinto dos Jaguars, e dar um grande passo para a vitória dos visitantes, 35 a 21 Jaguars.

Mas pra quem tem um dos melhores wide receivers de toda a Liga, os Steelers não se deram por vencidos. Logo na campanha seguinte, Big Ben encontrou um passe de 27 jardas para Antonio Brown. Bem pressionado, Big Ben não engatou uma boa sequência de passes. Sem tempo a perder, os Steelers partiram para mais uma conversão de quarta descida. Com um grande passe de 43 jardas na end zone, Brown conseguiu uma grande recepção e completou a jogada, anotando o touchdown. 35 a 28 Jaguars. Com mais um passe explosivo de Bortles, desta vez 40 jardas para Yeldon, os Jaguars foram freando a reação dos Steelers. Com uma conexão de 14 jardas de Bortles para o fullback Tommy Bohanon, os Jaguars voltaram a respirar mais aliviados na partida, 42 a 28 Jaguars, a menos de cinco minutos para o fim do jogo. 

Bravamente, os Steelers se mantiveram no jogo. Com Big Ben se arriscando em duas corridas, e conectando bons passes para McDonald e Bell, os Steelers chegaram na red zone. Com uma corrida de 8 jardas de Bell, os Steelers anotaram um touchdown, trazendo a diferença para uma posse de bola, a dois minutos para o fim, 42 a 35 Jaguars. Precisando de mais uma posse para tentar o empate, os Steelers tentaram um onside kick, mas sem sucesso. 

Com os Jaguars começando na metade do campo, os Steelers tinham que impedir uma primeira descida dos adversários, e de quebra, fazer com que eles perdessem jardas, pois a essa altura um field goal matava o jogo a favor dos Jaguars. Os Steelers até que impediram o avanço dos Jaguars, mas o kicker Josh Lambo, converteu um chute de 45 jardas e colocou 45 a 35 no placar, deixando a diferença em duas posses de bola. Com um minuto no relógio, Big Ben conectou um passe de 42 jardas com Bryant. A um segundo do fim, Big Ben encontrou um passe de 4 jardas para o wide receiver JuJu Smith-Schuster na end zone. Sem tempo pra mais nada, a vitória ficou com os Jaguars, 45 a 42.

Pelo lado dos Jaguars, Bortles completou 14 de 26 passes, lançando para 214 jardas e 1 touchdown, além de ter tido 5 corridas para 35 jardas. Fournette carregou 25 vezes a bola, conquistando 109 jardas e anotando 3 touchdowns. Pelo lado dos Steelers, Big Ben completou 37 de 58 passes, lançando para 469 jardas, 5 touchdowns e uma interceptação. Brown teve 7 recepções, para 132 jardas e 2 touchdowns. Entre corridas e recepções, Bell teve 155 jardas e 2 touchdowns.

Com a vitória, os Jaguars decidem no próximo domingo, dia 21, o título da conferência, com o New England Patriots. Por terem feito a melhor campanha de toda a conferência, os Patriots decidem a vaga para o Super Bowl jogando em casa.
logoblog